PREENCHIMENTO LABIAL DEVE SER FEITO POR DERMATOLOGISTA

Técnica cada vez mais procurada pelas mulheres, o preenchimento labial atingiu níveis de segurança e confiabilidade, além de ótimos resultados. O segredo, explica a médica dermatologista Letícia Bortolini, está nos produtos usados e na qualificação dos profissionais responsáveis pela aplicação, aspectos que garantem um rosto harmônico e natural.

A médica destaca que atualmente o preenchimento pode ser feito com a aplicação do chamado ácido hialurônico, matéria-prima do colágeno. “Por conta disso, ele é bem recebido pelo nosso organismo, sem nenhum tipo de rejeição e também não causa inchaços tardios ou excessivos”.

O procedimento é indicado para pessoas que buscam melhorara harmonização dos lábios com o rosto, além, é claro, de aumentar o volume. “O processo de envelhecimento gera uma perda de gordura e com isso o lábio acaba caindo. Por isso, o preenchimento ocorre em pontos específicos para devolver o volume sem afetar a fala e serve para harmonizar o rosto. Outra necessidade é o tratamento daqueles que têm o lábio mais fino”, pontua Letícia Bortolini.

Embora a contra-indicação ao tratamento seja quase nula, a médica explica que é fundamental que a aplicação seja feita por um profissional. “Há uma variação grande da altura labial e isso precisa ser visto exatamente por um profissional, de modo a assegurar a perfeita aplicação. Além disso, há o risco, ainda que mínimo, de ocasionar até mesmo uma embolização”.

Além dos cuidados na escolha dos profissionais, Letícia Bortolini alerta para a existência de produtos nocivos, que não podem ser usados na aplicação. “Infelizmente, há casos de pessoas que aplicaram substâncias derivadas do petróleo, como PMMA e metacril. Isso pode causar efeitos colaterais graves”.

Os cuidados após o preenchimento são bastante tranquilos. Por não ser um procedimento cirúrgico, basicamente inclui evitar batidas bruscas no lábio, atenção com o que comer e beber e manter a região limpa. “É um procedimento bastante tranquilo, com um produto extremamente seguro e que, por meio de um profissional qualificado, garante excelentes resultados”, complementa Letícia Bortolini.

O tratamento pode ser renovado uma vez por ano e, a partir do oitavo mês, refeito para que o resultado alcançado seja renovado.