Conheça os cuidados essenciais com a pele no inverno

As condições climáticas e os nossos hábitos nos dias mais frios afetam diretamente a saúde da pele

O inverno é responsável pelos ventos mais frios, baixa umidade do ar e aumento dos poluentes. Todos esses fatores climáticos afetam nossa pele diretamente. E como se não bastassem as condições da estação, nós adotamos hábitos, nessa época do ano, que também são prejudiciais à pele, como os banhos mais prolongados e quentes e manter a mesma rotina de skincare dos dias com temperatura mais alta, por exemplo.

Independentemente do seu tipo de pele, você deverá adotar cuidados básicos e essenciais durante os dias mais frios. Segundo a dermatologista Letícia Bortolini, um passo indispensável é a hidratação, que precisará ser aumentada nesse período.

Além de evitar práticas prejudiciais, como água quente e o uso de buchas, é preciso também permanecer com as etapas essenciais dos cuidados: “a ordem normal do skincare, com limpeza, tonificação, hidratação e proteção da pele continua nessa estação”, orienta a médica.

No entanto, ela aconselha trocar os produtos por versões menos agressivas, se necessário. Essa dica vale também para as peles oleosas, que, de acordo com Bortolini, após a limpeza, devem logo realizar a hidratação com séruns ou géis, de modo a evitar o efeito rebote da oleosidade ou descamação com coceira e vermelhidão, o que pode ser um quadro de dermatite seborreica.

Já para as peles secas, a dermatologista alerta para uma atenção especial durante esse período: “os hidratantes devem ser enriquecidos, ou seja, suas formulações devem ser mais nutritivas para formar um filme sobre a pele”, explica.

Outro ponto que gera dúvida é se, mesmo no frio, há necessidade de proteger a cútis dos raios solares. A resposta é sim! “Não se engane, apesar da menor incidência do calor, a fotoproteção ainda é regra: o filtro solar deve ser usado diariamente”, garante a especialista. Ela relembra também da importância de reaplicar o protetor a cada duas horas se houver exposição direta ao sol, ou a cada quatro horas, quando estiver em ambientes fechados, além de associá-lo ao uso de antioxidantes.

Assim como os cuidados são diferenciados durante o inverno, o mesmo acontece com os tratamentos, que apresentam opções mais indicadas para essa estação. Segundo a média, é possível adicionar à rotina em casa derivados de Vitamina A ácida, sempre à noite, sendo que a frequência de uso dependerá de cada pele, portanto, deverá ser prescrita por um profissional, e seguida de cremes nutritivos.

Consultoria: Letícia Bortolini, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Veja mais posts

Bioestimulador de colágeno

Mais delicada e fina que o restante do corpo e mais exposta a fatores como sol, água, vento e produtos químicos, a pele das mãos

Tratamento capilar

Queda de Cabelo: “Vou ficar careca?” ou “Preciso tratar?” Para isso resolvi listar as causas mais comuns de queda, temporária e definitiva. Sabemos que no