Câncer de próstata

O câncer de próstata é o tumor mais comum entre homens acima dos 50 anos. Costuma crescer de forma lenta e pode não produzir sintomas na fase inicial. É por este motivo que é importante que todos os homens façam exames regularmente, pelo menos uma vez ao ano.

 

Além da idade, são fatores de risco para a doença: histórico familiar, fatores hormonais e ambientais, certos hábitos alimentares (dieta rica em gordura e pobre em verduras, frutas e vegetais), sedentarismo e excesso de peso.

 

Sintomas do câncer de próstata

 

Como já dissemos, a maioria dos cânceres de próstata não provoca sintomas na fase inicial. No entanto, tumores mais avançados podem causar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga, vontade frequente de urinar e presença de sangue na urina.

 

Quando o paciente apresenta dor óssea, sobretudo nas costas, dor ao urinar ou ejacular, jato de urina fraco, dificuldade para ter ereção ou incontinência urinária/fecal é sinal de que a doença evoluiu para um estágio mais grave.

 

Diagnóstico

 

A melhor forma de diagnosticar o câncer de próstata é através do exame de toque retal e dosagem do PSA. Caso seja identificado um aumento da glândula ou PSA alterado, deve-se realizar uma biópsia para verificar se há presença de tumor e se ele é maligno.

 

Tratamento de câncer de próstata

 

Assim que surgirem sintomas que possam levar à suspeita de alguma alteração na próstata, é importante consultar um urologista para fazer os exames de diagnóstico. Caso o resultado seja positivo, o médico deverá escolher a melhor forma de tratamento conforme a idade do paciente e gravidade da doença.

 

Normalmente, os métodos mais utilizados são prostatectomia, que consiste na retirada completa da próstata através de cirurgia; radioterapia, a fim de aplicar radiação em determinadas áreas do órgão para eliminar as células cancerígenas; e tratamento hormonal, que utiliza medicamentos para regular a produção de hormônios masculinos em casos mais graves.

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]