Urologia é a especialidade médica responsável por cuidar do sistema reprodutor masculino (testículos, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pênis) e do trato urinário, tanto dos homens quanto de mulheres e crianças.
O especialista atua na prevenção de doenças, no diagnóstico e no tratamento de problemas no trato urinário, o que envolve áreas como bexiga, rins, uretra e ureteres.
Quando procurar um urologista?
É recomendado que a consulta com o urologista seja feita anualmente, principalmente entre homens acima dos 45 anos. Esta é a melhor forma de prevenir o desenvolvimento de câncer de próstata e outras doenças.
Além disso, em qualquer idade, tanto para homens quanto mulheres, é importante procurar o profissional caso apresente sinais ou sintomas relacionados ao sistema urinário. Entre eles:
- Dificuldade ou dor para urinar;
- Dor nos rins;
- Alterações no pênis;
- Mudanças nos testículos;
- Aumento na produção de urina;
- Diminuição no fluxo urinário;
- Dor abdominal;
- Dor no pênis ou testículos;
- Incontinência urinária;
- Presença de sangue na urina.
Doenças tratadas pela urologia
Em relação ao sistema urinário de homens, mulheres e crianças, a especialidade é responsável por diagnosticar e tratar caso de infecções e inflamações no trato urinário, cálculos renais, cânceres e incontinência urinária.
Já no caso do sistema reprodutor masculino, o urologista diagnostica e trata doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), fimose, ejaculação precoce, impotência sexual, curvatura peniana, infertilidade e tumores.
Como é feito o diagnóstico de doenças?
Como trata diversas enfermidades, o urologista pode utilizar, além do exame clínico, diversos outros recursos para realizar um diagnóstico mais preciso. Os mais comuns são hemograma; exames de imagem como ressonância e tomografia; espermograma, biópsia vesical, fluxometria, uretrocistoscopia e exame de toque retal.
Cabe ao especialista avaliar cada caso e decidir quais realmente são necessários para chegar ao diagnóstico conclusivo.