CUIDADOS DIÁRIOS AUXILIAM NA HIDRATAÇÃO DE LÁBIOS E ENVELHECIMENTO PERIORAL

Faça chuva ou faça sol, lábios secos e rachados podem nos atingir a qualquer momento. Ao mesmo tempo, eles são um sinal infalível de que, sim, o inverno chegou – mesmo em Cuiabá. Afinal, as temperaturas começam a cair e há menos umidade no ar, o que faz com os lábios sofram nesse período. No entanto, alguns cuidados diários podem auxiliar você na missão de mantê-los saudáveis.

Conforme explica a médica dermatologista Letícia Bortolini, o clima frio provoca uma resposta inflamatória local nos lábios, que promove a perda de umidade e leva a danos celulares no local – o que, por sua vez, faz com pareçam escamosos e rachados. Ela ainda ressalta que a descamação e a vermelhidão também podem se estender até a pele acima e na região abaixo dos lábios.

“Em comparação com a pele, nossos lábios têm uma camada muito mais fina de células chamadas queratinócitos, o que os tornam vulneráveis à desidratação. Eles também carecem de uma camada de células chamada estrato córneo (ou camada de queratina) – que, basicamente, apresenta moléculas que ajudam a proteger contra a perda de água. Estima-se que a taxa de perda de água ocorra três vezes mais rápida nos lábios do que em outras áreas da pele”, pondera.  

Neste viés, Letícia Bortolini esclarece que lábios hidratados parecem rosados e cheios, pois são um reflexo do fato de que há umidade suficiente dentro da camada de cobertura da pele para manter as células saudáveis e evitar o aparecimento de rachaduras ou fissuras na superfície. Logo, a médica dermatologista frisa que é importante investir em recursos que ajudem a garantir que qualquer umidade perdida seja substituída.

“Uma das melhores maneiras de evitar isso é criar uma barreira artificial com uma preparação emoliente. Isso ajudará a proteger os lábios e deixá-los bem hidratados em épocas que estão mais vulneráveis. Recomendo o uso de bepantol. Com ele, a pessoa deve hidratar bastante os lábios – principalmente, antes de dormir. Também vale o mesmo para a região ao redor. Se você não gosta da coloração branca que ele cria, use a versão específica para lábios, que é mais fina”, alerta.

Letícia Bortolini complementa que outras opções também podem ser exploradas. “Existem cremes hidratantes como, por exemplo, cicaplast e cicabio. Assim como, há pomadas como a aquaphor. No caso das pomadas, o aconselhado é que elas sejam bastante densas para hidratar bem o lábio. Enquanto que stick – com protetor solar ou não – auxilia melhor durante o dia. Bastões de manteiga de cacau, especialmente”, destaca.

Em casos de descamação, a médica dermatologista sinaliza que uma esfoliação leve na região dos lábios pode ser indicada. “Ela deve ser realizada com um esfoliante bem suave – aquelas microesferas que a gente utiliza para esfoliar o rosto. Não pode agredir demais a pele. Após o processo, hidrate bastante. Outra coisa que pode contribuir para a hidratação dos lábios é a aplicação de ácido hialurônico específico para o local, que ajudará e contribuirá para o efeito gloss”, finaliza.